top of page

O que são hepatites?

A termo "hepatite" significa inflamação no fígado. Apesar de ser utilizado no dia a dia como sinônimo de infecção por vírus e doença grave, as hepatites podem ter diversas causas diferentes, tais como: dengue, ingesta alcoólica, deposição de gordura no fígado, uso de medicamentos e drogas ilícitas, auto-imune (quando as defesas do corpo passam a atacar seus próprios órgãos), infecções bacterianas, fúngicas, por protozoários, febre amarela, citomegalovírus e muitas outras condições mais raras.

As hepatites mais conhecidas e temidas são as provocadas pelos vírus hepatotrópicos, ou seja, que tem atração pelo fígado. Os principais são:

  • vírus da hepatite A

  • vírus da hepatite B

  • vírus da hepatite C

  • vírus da hepatite D

  • vírus da hepatite E

Hepatite A

A forma de transmissão é fecal-oral, ou seja, através de água ou alimentos contaminados. Costuma acometer crianças e adultos jovens, sendo a maioria assintomáticos. Isso significa que muitas pessoas adquirem essa doença sem apresentar sintoma algum. Os poucos sintomáticos, podem ter febre, mal estar, dor de cabeça, perda de apetite, dor abdominal, náuseas e vômitos, urina escura, fezes claras e olhos amarelados.

Não necessita de nenhum medicamento e tende a evoluir para cura espontânea sem complicações em quase todos os casos. Muito raramente ocorre hepatite fulminante, uma forma bastante grave da doença.

É recomendado repouso e evitar uso de medicamentos que possam inflamar mais ainda o fígado. Há vacina para prevenir a doença.

 

Hepatite B

Transmitida através de relações sexuais e contato com sangue de pessoas portadoras do vírus, tais como: compartilhamento de seringas, alicates de unha, lâminas de barbear ou de depilação e qualquer outro objeto cortante.

Assim como hepatite A, a maioria dos casos são assintomáticos. Contudo, essa forma da doença pode cronificar (durar mais de 6 meses) e, se não tratada, levar ao surgimento de cirrose e câncer.

O tratamento medicamentoso deve ser feito nas formas crônicas que se enquadrem nas recomendações do Ministério da Saúde. Existe vacina para essa doença.

 

Hepatite C

É adquirida principalmente por contato sanguíneo, assim como a hepatite B. Raramente por relações sexuais, exceto em pessoas com alguma doença sexualmente transmissível, sobretudo sífilis e Aids.

É a que tem a maior tendência a cronificar, e também pode levar à cirrose e câncer.

Felizmente, o tratamento dessa doença evoluiu muito nos últimos anos e a maioria das pessoas conseguem ficar curadas. Não há vacinas.



O vírus D só acomete pessoas que já tenham hepatite B e no Brasil se restringe à região amazônica. O vírus E se transmite da mesma maneira que o vírus A, sendo bastante raro em nosso meio. O Rio Grande do Norte ainda não tem nenhum caso registrado.


Em todas as formas de hepatite é de suma importância procurar atendimento médico par acompanhamento.

Marque já sua consulta!









Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page